quinta-feira, 2 de abril de 2009

PRA CURTIR O ASTRAL - ILHA DE MAR GRANDE


ILHA DE MAR GRANDE


Pra localizar:
Na Baía de todos os Santos, bem em frente à Cidade de Salvador. De um lado o mar aberto, do outro, a Cidade de Madre de Deus. Este é o endereço da Ilha de Mar Grande. Badalada na alta estação e um pouco mais tranquila nas demais ocasiões, Mar Grande é a pedida para quem quer fugir da correria da cidade sem ter que enfrentar uma viagem cansativa. O percurso de Salvador à Mar Grande dura, no máximo, 40 minutos pela lancha.

Pra curtir: É uma viagem gostosa. Você é levado pelo vai-vem da maré e, de quebra, aproveita a vista de Salvador. Da lancha dá para ver da Ponta de Humaitá ao Farol da Barra. Saindo do Porto de Salvador, a lanchinha passa pelo Forte de São Marcelo e continua sua viagem sempre em frente. Salvador vai ficando pequena, enquanto o contorno de Mar Grande começa a ficar mais claro. Chegando perto do farol, a água fica mais cristalina e já se podem ver cardumes e pedras ao fundo.
Chegando no Porto de Mar Grande já é possível ver a igrejinha, a praça e a pria de lá. As barracas já estão esperando para lhe servir, mas não tiver grana, ajeite-se pela areia, mesmo e curta a praia. Antes de ir embora, aproveite para caminhar um pouco pela praia e pela pracinha. Para quem gosta de caminhar a dica é seguir, pela praça, pelo caminho que fica à direita de quem salta da lancha e ir em direção ao Jaburu. Pode andar mais uns 15 minutinhos até chegar à Praia de Buraco do Boi, onde a paisagem é lindíssima: a ruína de uma igreja abandonada que fica bem em frente ao mar e as pedras que fazem parte da paisagem deixam quem observa paralisado.
Se sentir que a noite tá chegando, é melhor ir embora. A última lanchinha sai de Mar Grande às 18:30.


Pra chegar: Pegue um Ônibus que passe pelo Terminal da França e desça no próprio. Compre a passagem no guichê do terminal marítimo( custa R$3,00 nos dias úteis e sábados e R$4,00 aos domingos e feriados), que fica há poucos metros do Mercado Modelo e deixe-se levar ao longo da Baía de Todos os Santos. A viajem dura 40 minutos.

Um comentário: